REFERENCE NEWS
O mundo da Fórmula 1 foi ontem abalado pela notícia de que Adrian Newey, projetista chefe da Red Bull, vai deixar a equipa austríaca no ínicio de 2025. Em comunicado oficial, a Red Bull confirma que “O chefe de engenharia retira-se das funções do projeto na F1 para se concentrar exclusivamente no último patamar de desenvolvimento e na realização do tão esperado RB17”. Relembramos que o RB17 é o projeto de hipercarro da Red Bull que terá 1115cv e a sua produção estará limitada a 50 unidades, tendo o custo unitário de 5 milhões de euros. O seu lançamento está previsto para 2025.
Adrian Newey deixa as funções de projetista chefe da Red Bull ao fim de um período de 19 anos, ao longo dos quais os monolugares por si projetados levaram a equipa ao sucesso, tendo ganho 6 títulos de construtores e 7 títulos de pilotos. Antes da Red Bull, o “Mago”, como é também conhecido no padock, já tinha passado pela McLaren (1997-2005), Williams (1991-1996) e March/Leyton House (1988–1990).
De momento há muita especulação sobre o que vai fazer Newey em seguida: Ferrari e Aston Martin estão na corrida para assegurar os seus serviços assim que ficar livre da Red Bull, mas há também rumores (ainda que seja uma hipótese mais remota) de que Newey irá pura e simplesmente retirar-se da Fórmula 1. O futuro deste génio será certamente conhecido nas próximas semanas.
A tua fonte confiável para as últimas notícias e tendências no mundo dos automóveis.