Apresentado o novo superdesportivo português
Apresentado o novo superdesportivo português

Apresentado o novo superdesportivo português

REFERENCE NEWS

Foi finalmente revelado o primeiro superdesportivo português: o Adamastor Furia. A versão revelada foi a versão de estrada, mas em breve será revelada uma versão de pista. O Furia terá uma produção total limitada a apenas 60 unidades, estando prevista uma produção anual de 25 unidades.

O Adasmastor Furia possui um chassis monocoque integralmente em fibra de carbono, o que lhe permite ter uma elevada rigidez estrutural aliada à leveza do chassis. A aerodinâmica do chassis é bastante apurada, tendo sido o pilar central de todo o projeto segundo a equipa que o desenvolveu. À semelhança dos actuais monolugares da Fórmula 1, o fundo esculpido do carro com efeito Venturi é um dos principais geradores de downforce, permitindo prescindir de outros elementos aerodinâmicos como por exemplo ailerons (o Furia Road declara 1000 kg de downforce a 250 km/h, enquanto a versão Race eleva a fasquia até aos 1800 kg à mesma velocidade – muito mais que o seu peso). Segundo a Adamastor, estes valores de downforce superam os monolugares de Fórmula 3 e Fórmula 2 das temporadas de 2021, bem como alguns modelos da categoria de LMP2 do campeonato de resistência, mesmo sem ter uma asa traseira de grandes dimensões. Ainda segundo a Adamastor, o Furia consegue ser melhor que um monolugar de Fórmula 1 da época de 2021 ao nível do coeficiente de arrasto.

Ao nível da motorização, o Furia conta com um motor V6 biturbo de 3,5 litros fornecido pela Ford Performance. Apesar de ainda não terem sido divulgados números exatos, a potência do V6 que equipa o Furia está anunciada como sendo superior a 650cv e mais de 571 Nm de binário máximo. No entanto já foram divulgados alguns números relativos à aceleração: 0 aos 100 km/h em cerca de 3,5s e dos 0 aos 200 km/h em cerca de 10,2s, sendo a velocidade máxima anunciada superior a 300 km/h.

O preço do Adamastor Furia está fixado nos 1,6 milhões de euros, antes de impostos, o que atira o valor final deste modelo para perto dos 2 milhões. A Adamastor espera colocar o Furia no mapa mundial e fazer frente aos principais competidores da indústria, tais como a Aston Martin e o seu Valkyrie, a Pagani, a Koenigsegg e a Rimac, sem esquecer outras como a Mercedes-Benz, Audi, Porsche e Ferrari na categoria dos supercarros. A Adamastor admite que as possibilidades são praticamente infinitas quanto ao futuro, mas descarta uma versão totalmente elétrica do modelo, pois nas suas palavras “É óbvio que há automóveis elétricos impressionantes, mas falta-lhes qualquer coisa. Falta-lhes o rugido. Sem essa vertente, é só um carro muito rápido e de visual agressivo”.

Adicione um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

A Reference Car é o stand automóvel de excelência na Lousã. Estamos localizados no coração de Portugal, onde disponibilizamos sempre os melhores preços e um serviço de excelência. Qualidade, Justiça e Proximidade são o nosso ADN!
Reference Car - Copyright © 2024. All rights reserved.