REFERENCE NEWS
Também o Moto GP e o WRC tiveram provas neste fim de semana que ontem se concluiu. Mas vamos por partes…
A 8ª corrida da temporada 2024 do Moto GP realizou-se ontem no circuito neerlandês de Hassen. O vencedor da prova foi o italiano Francesco Bagnaia que terminou 3,676 segundos à frente de Jorge Martin e 7,073 segundos à frente do terceiro classificado que foi Enea Bastianini. O português Miguel Oliveira não foi além da 15ª posição numa temporada que está longe de ser ideal para as expectativas do piloto de Almada.
As contas do campeonato de pilotos estão atualmente assim:
1. Jorge Martin 200pts
2. Francesco Bagnaia 190pts
3. Marc Marquez 142pts
4. Enea Bastianini 136pts
5. Maverick Viñales 118pts
Falando agora do Campeonato do Mundo de Rally (WRC), teve lugar neste fim de semana a 7ª prova do campeonato, o Rally da Polónia. A prova teve como vencedor Kalle Rovanpera que mais uma vez mostrou um forte andamento, num rally em que nem sequer era suposto ter participado. Rovanpera foi chamado pela equipa Toyota para substituir Sébastien Ogier após este ter estado envolvido num acidente de viação ocorrido durante os reconhecimentos do rally. Apesar de Ogier não ter sofrido ferimentos graves, a equipa decidiu substitui-lo por precaução, permitindo-lhe assim descansar e recuperar totalmente das mazelas provocadas pelo acidente.
Na segunda posição terminou um outro Toyota, desta feita o de Elfyn Evans, que terminou a 28 segundos de Rovanpera. A fechar os lugares do pódio terminou Adrien Fourmaux da Ford, que regressou assim às boas prestações que tem vindo a ter na presente temporada. Thierry Neuville não conseguiu melhor que a 4ª posição, tendo sido o melhor representante da Hyundai num rally em que Ott Tanak ficou de fora logo no segundo troço.
Na 5ª posição terminou outro piloto da Ford, Martins Sesks, que mostrou serviço no rally polaco superiorizando-se ao mais experiente Andreas Mikkelsen da Hyundai (6º classificado) e a Grégoire Munster também ao volante de um Ford Puma R1 (7º classificado).
O Rally da Polónia ficou ainda marcado pelo mau comportamento do público que em várias ocasiões comprometeu a segurança da prova, levando mesmo ao cancelamento de algumas classificativas.
No campeonato, Neuville continua a liderar:
1. Thierry Neuville HYUNDAI 136pts
2. Elfyn Evans TOYOTA 121pts
3. Ott Tanak HYUNDAI 115pts
4. Sébastien Ogier TOYOTA 92pts
5. Adrien Fourmaux FORD 91pts
Campeonato de Construtores:
1. Hyundai 311pts
2. Toyota 301pts
3. Ford 156pts
A próxima prova do WRC é o Rally da Letónia que irá para a estrada entre os dias 18 e 21 de Julho.
A tua fonte confiável para as últimas notícias e tendências no mundo dos automóveis.