REFERENCE NEWS
Agora é mesmo oficial, Adrien Newey vai mesmo mudar-se para a Aston Martin a partir do início da temporada de 2025. No início de Agosto já havíamos noticiado esta possível contratação, mas se há pouco mais de um mês a notícia avançada por um meio de comunicação italiano era apenas bastante plausível, agora é definitivamente factual, ou seja, a mudança do “mago” para a Aston Martin vai mesmo acontecer. Newey deverá iniciar funções na sua nova equipa em 1 de Março de 2025. Esta é sem dúvida uma contratação de peso por parte da Aston Martin, que irá beneficiar da experiência e brilhantismo de um dos melhores projetistas (senão o melhor) que já passaram pela Fórmula 1.
A confirmação da mudança de Adrien Newey para a Aston Martin, apesar de já ser do conhecimento geral há pelo menos um mês (ainda que em formato rumor), deixará alguma desilusão e até frustração nas equipas que tentaram assegurar os serviços do projetista inglês desde que este anunciou a sua intenção de abandonar a Red Bull, nomeadamente a McLaren, a Williams e a Ferrari. Entre os fãs da modalidade, principalmente os fãs de Lewis Hamilton e da Ferrari, a desilusão será ainda maior dado que havia uma réstia de esperança em verem Newey trabalhar com Hamilton na mesma equipa, algo que iria acontecer pela primeira vez na carreira de ambos e que poderia vir a ser decisivo para as aspirações do piloto britânico, em alcançar o seu oitavo título de pilotos e assim tornar-se no piloto com mais títulos na história da Fórmula 1.
Newey decidiu deixar a Red Bull após quase 20 anos ao serviço da equipa austríaca, onde conquistou 13 campeonatos do mundo, divididos entre seis títulos de construtores e sete títulos de pilotos. Mas o sucesso do “mago” não se resume às conquistas na Red Bull, pois ao longo da sua carreira Newey conduziu várias equipas de F1 (Red Bull incluída) a 25 títulos mundiais de Fórmula 1, estabelecendo a sua posição como a maior mente técnica na história do desporto.
Para Lawrence Stroll, Presidente Executivo da Aston Martin Formula One Team, esta contratação é “uma grande notícia. O Adrian é o melhor do mundo naquilo que faz e estou incrivelmente orgulhoso por se juntar à Aston Martin Formula One Team. É a maior história desde que o nome Aston Martin regressou à disciplina e outra demonstração da nossa ambição de construir uma equipa de Fórmula 1 capaz de lutar por campeonatos mundiais. Assim que o Adrian ficou disponível, sabíamos que tínhamos de fazer isto acontecer. As nossas conversas iniciais confirmaram que havia um desejo comum de colaborar numa oportunidade única na vida. O Adrian é um piloto de corridas e uma das pessoas mais competitivas que já conheci. Quando viu o que construímos em Silverstone – o nosso incrível Campus de Tecnologia AMR, o talentoso grupo de pessoas que reunimos e o mais recente túnel de vento – compreendeu rapidamente o que tentamos alcançar. Estamos a falar a sério e ele também. Adrian partilha a nossa fome e ambição, acredita neste projeto e vai ajudar-nos a escrever o próximo capítulo da história da Aston Martin na Fórmula 1.”
Adrian Newey terá assinado um contrato no valor de cerca de 30 milhões de libras por ano, com um compromisso previsto de cinco anos, ao mesmo tempo que foi confirmado, também, como acionista da equipa.
A tua fonte confiável para as últimas notícias e tendências no mundo dos automóveis.