REFERENCE NEWS
A Ferrari venceu a edição 2024 das 24 Horas de Le Mans. O bólide conduzido por Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen foi o primeiro a cruzar a linha de chegada após ter terminado o período de 24 horas em que a corrida se desenrolou. Ainda que a vitória tenha pertencido à equipa oficial, houve um Ferrari 499P que deu nas vistas e esteve inclusive na luta pela vitória até faltarem apenas 3 horas para o final da prova, quando problemas no sistema híbrido acabaram com as pretensões da equipa. Falamos do Ferrari amarelo da equipa privada AF Corse, pilotado por Robert Kubica, Robert Shwartzman e Yifei Ye.
A corrida foi afetada pela chuva que estragou os planos de muitas equipas. Na segunda posição ficou o Toyota pilotado por Jose Maria Lopez, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries, tendo estado na luta pela vitória até aos minutos finais da corrida, tendo terminado a 14,221 segundos do 1º classificado. Na última posição do pódio ficou o outro Ferrar oficial, pilotado por Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi, que terminou a 36,730 segundos do vencedor.
O português Filipe Albuquerque terminou na 13ª posição entre os LMP2 e a 25 voltas do vencedor. A corrida do português ficou irremediavelmente comprometida na sequência da saída de pista de Ben Keating nas curvas Dunlop.
Após a prova de Le Mans, a classificação do WEC (Campeonato do Mundo de Resistência) no que respeita a equipas ficou assim ordenada:
1. Porsche 108 pts
2. Ferrari 99 pts
3. Toyota 96 pts
4. Alpine 23 pts
5. BMW 21 pts
6. Peugeot 14 pts
A próxima prova do campeonato WEC são as 6 Horas de São Paulo que serão disputadas no Circuito de Interlagos a 14 de Julho.
A tua fonte confiável para as últimas notícias e tendências no mundo dos automóveis.