REFERENCE NEWS
Foi hoje anunciado pela FIA que Niels Wittich deixou o cargo de diretor de corrida da Fórmula 1, com efeito imediato, saindo para “procurar novas oportunidades”. Wittich, que assumiu o cargo em 2022 após a saída de Michael Masi, depois da polémica no GP de Abu Dhabi de 2021, inicialmente partilhou funções com o português Eduardo Freitas antes de assumir o cargo a solo.
O cargo de Wittich será agora ocupado por Rui Marques, português que foi diretor de corrida da F2 e da F3 nos últimos dois anos. Marques tem já muita experiência no topo do automobilismo mundial, assumindo agora esta posição de maior responsabilidade já a partir do Grande Prémio de Las Vegas inclusive.
Rui Marques foi também, no passado, adjunto de Eduardo Freitas nas 24 h de Le Mans, posto que também ocupou no WTCC, assim como do WTCR. Rui Marques é assim mais um português que chega ao topo do automobilismo, o que dignifica e prestigia Portugal e todo o trabalho que é por cá realizado ao nível do automobilismo.
“A FIA pode confirmar que Niels Wittich abandonou o seu cargo de Diretor de Corrida de F1 para procurar novas oportunidades”, lê-se num comunicado. “Niels cumpriu as suas numerosas responsabilidades como Diretor de Corrida com profissionalismo e dedicação. Agradecemos-lhe o seu empenho e desejamos-lhe o melhor para o futuro. Rui Marques assumirá o cargo de Diretor de Corrida a partir do Grande Prémio de Las Vegas. O Rui traz consigo uma vasta experiência, tendo já desempenhado funções de comissário de pista, controlador, comissário nacional e internacional, Diretor de Corrida Adjunto e Diretor de Corrida em vários campeonatos. Mais recentemente, ocupou o cargo de Diretor de Corrida de Fórmula 2 e Fórmula 3.”
A tua fonte confiável para as últimas notícias e tendências no mundo dos automóveis.