REFERENCE NEWS
Decorreu ontem no circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, o GP do Canadá em Fórmula 1 que teve como vencedor Max Verstappen da Red Bull. A corrida já foi considerada por muitos fãs e até por jornalistas da especialidade a corrida mais intensa e interessante (até ao momento) da temporada de 2024, essencialmente por ter havido muita ação em pista: três lideres diferentes, condições meteorológicas em constante mudança, duas entradas do safety car em pista na sequência de incidentes/acidentes, entre outros motivos.
A corrida, que começou com o piso molhado, foi inicialmente liderada por George Russell da Mercedes que havia largado da primeira posição. No arranque da corrida é de salientar a estratégia da Haas que colocou pneus de chuva em ambos os seus carros, uma opção que foi exclusiva da equipa americana, pois todas as outras equipas optaram por largar com pneus intermédios. Nas voltas iniciais a escolha da Haas deu os seus frutos com Magnussen a chegar à 4ª posição, isto após ter largado da 14ª posição na grelha de partida. Também o Haas de Hulkenberg chegou a rodar dentro do top 10 mesmo tendo largado da 17ª posição. Com a pista a secar rapidamente, os pneus de chuva deixaram de ser uma vantagem passando a funcionar como desvantagem, o que levou os pilotos a pararem na box, trocando para pneus intermédios. Foi também nesta fase em que a pista começou a secar que Lando Norris assumiu o comando da corrida, chegando a abrir uma vantagem de oito segundos para Verstappen que mantinha a segunda posição.
Quando o Safety Car entrou em pista pela primeira vez, na sequência do despiste de Logan Sargeant, os pilotos da frente aproveitaram para entrar na box e trocar de pneus, contudo Norris não o fez imediatamente nessa volta, sendo relegado para a terceira posição quando regressou à pista. após a saída do Safety Car, a chuva continuou a cair por alguns momentos, parando definitivamente a cerca da metade da corrida. A pista foi secando e em determinada altura os pilotos começaram a para para trocar para pneus de pista seca (slicks). Aquando da segunda entrada do Safety Car em pista (devido a um toque entre Saiz e Albon), ambos os pilotos da Mercedes regressaram à box para efectuarem a 2ª troca de pneus. Após o ritmo normal de corrida ser retomado (quando o safety regressou às boxes), Russell cometeu um erro ao tentar ultrapassar Piastri o que fez com que seguisse em frente na última chicane, perdendo terreno para Piastri e para Hamilton, que momentos depois ultrapassou o seu companheiro de equipa e também Piastri, assumindo a terceira posição. Contudo Russell não baixou os braços e a 4 voltas do fim atacou forte ultrapassando Piastri e pouco depois Hamilton, regressando assim à terceira posição que não mais largou até ao final. Após a bandeirada de xadrez, a classificação geral do top 10 na corrida foi a seguinte:
1. Max Verstappen RED BULL HONDA RBPT
2. Lando Norris McLAREN MERCEDES +3,879s
3. George Russell MERCEDES +4,317s
4. Lewis Hamilton MERCEDES +4,915s
5. Oscar Piastri McLAREN MERCEDES +10,199s
6. Fernando Alonso ASTON MARTIN MERCEDES +17,510s
7. Lance Stroll ASTON MARTIN MERCEDES +23,625s
8. Daniel Ricardo RB HONDA RBPT + 28.672s
9. Pierre Gasly ALPINE RENAULT +30,021s
10. Esteban Ocon ALPINE RENAULT +30,313s.
A classificação dos 5 primeiros no Mundial de Pilotos ficou assim ordenada:
1. Max Verstappen RED BULL RACING HONDA RBPT 194 pts
2. Charles Leclerc FERRARI 138 pts
3. Lando Norris MCLAREN MERCEDES 131 pts
4. Carlos Sainz FERRARI 108 pts
5. Sergio Perez RED BULL RACING HONDA RBPT 107 pts
E no Mundial de Construtores:
1. RED BULL RACING HONDA RBPT 301 pts
2. FERRARI 252 pts
3. MCLAREN MERCEDES 212 pts
4. MERCEDES 124pts
5. ASTON MARTIN ARAMCO MERCEDES 58 pts
A Fórmula 1 estará de regresso entre os dias 21 e 23 de Junho com a realização do GP de Espanha (que é também o regresso à Europa e o início do período de 7 corridas em solo europeu).
A tua fonte confiável para as últimas notícias e tendências no mundo dos automóveis.