REFERENCE NEWS
Disputou-se ontem o GP de Abu Dhabi, última corrida da temporada 2024 da Fórmula 1. Foi uma corrida de nervos para os responsáveis da McLaren, mas foi muito bem gerida por Lando Norris, que conquistou a 4ª vitória da sua carreira, confirmando o título de construtores da McLaren. O título de construtores escapava desde 1998 à equipa britânica. Norris fez uma ótima corrida, que lhe rendeu o vice-campeonato, apesar da pressão de Carlos Sainz que tentou alcançar o seu antigo colega de equipa, mas sem sucesso. Norris liderou toda a corrida do início ao fim, tendo largado da pole position, nunca perdeu a primeira posição e mesmo na única paragem da sua corrida, em que ficou algo vulnerável ao ataque de Saiz, não fraquejou e manteve a liderança.
A Ferrari teve alguma sorte do seu lado, com Charles Leclerc a recuperar 16 posições, aproveitando o caos da 1ª volta. O piloto monegasco fez tudo ao seu alcance para dar o título à Ferrari, mas tal não foi suficiente devido ao primeiro lugar de Norris, tendo a Ferreari que se contentar com o segundo lugar na tabela dos construtores.
O GP de Abu Dhabi foi a corrida de despedida de Lewis Hamilton da Mercedes. Hamilton, que recuperou 12 posições graças à confusão na primeira volta e a uma estratégia diferente do resto da concorrência, terminou na quarta posição, à frente do seu colega de equipa George Russell. Não terá sido provavelmente uma despedida de sonho, mas foi uma corrida bem conseguida do heptacampeão do mundo que na próxima temporada rumará à Ferrari.
Verstappen, que já é campão desde o GP de Las Vegas, foi protagonista na curva 1 logo após a largada, envolvendo-se num incidente com Oscar Piastri em que ambos se tocaram. Incidente esse que levou a que Verstappen fosse penalizado em 10 segundos. Depois do incidente na primeira curva, o neerlandês fez uma corrida discreta, em que terminou na 6ª posição, levando a Red Bull a carimbar o terceiro lugar nos construtores. Pierre Gasly voltou a fazer uma excelente corrida permitindo à Alpine festejar o sexto lugar na tabela de construtores, um resultado algo inesperado, mas saboroso para a equipa. Também Nico Hulkenberg teve uma grande prestação, terminando em oitavo, numa das melhores épocas do alemão na F1. Fernando Alonso alcançou os últimos pontos do ano para a Aston Martin, em mais uma clara demonstração de talento e determinação. Oscar Piastri ainda conseguiu fazer um ponto, apesar do azar inicial no toque com Verstappen e da penalização recebida devido a um toque em Franco Colapinto.
Além de Lewis Hamilton, de quem já falámos, esta foi uma corrida de despedidas para outros pilotos. Carlos Sainz despediu-se da Ferrari, Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen despediram-se da Haas (e no caso de Magnussen da F1), assim como Valtteri Bottas e Zhou Guanyu que se despediram da Kick Sauber e da F1. Também Franco Colapinto fez a sua última corrida pela Williams, ficando à espera de novidades quanto ao seu futuro. Abu Dhabi foi também a primeira corrida de Jack Doohan, que substituiu Esteban Ocon na Alpine. Uma despedida que não está ainda confirmada a 100%, mas que tem grande probabilidade de acontecer, é a de Sergio Pérez, tendo sido potencialmente a sua última corrida pela Red Bull e, talvez até, na F1.
A última bandeirada de xadrez de 2024 foi dada, Lando Norris venceu a corrida e deu o título de construtores à McLaren. O Mundial de Fórmula 1 estará de regresso entre 14 e 16 de Março, com a realização da prova inaugural da temporada 2025, o GP da Austrália.
Classificação do GP de Abu Dhabi (TOP 10):
1. Lando Norris MCLAREN MERCEDES 58 voltas em 1:26:33.291
2. Carlos Sainz FERRARI +5.832s
3. Charles Leclerc FERRARI +31.928s
4. Lewis Hamilton MERCEDES +36.483s
5. George Russell MERCEDES +37.538s
6. Max Verstappen RED BULL RACING +49.847s
7. Pierre Gasly ALPINE RENAULT +72.560s
8. Nico Hulkenberg HAAS FERRARI +75.554s
9. Fernando Alonso ASTON MARTIN MERCEDES +82.373s
10. Oscar Piastri MCLAREN MERCEDES +83.821s
Classificação final do Mundial de Pilotos 2024 (TOP 10):
1. Max Verstappen RED BULL RACING 437 pts
2. Lando Norris MCLAREN MERCEDES 374 pts
3. Charles Leclerc FERRARI 356 pts
4. Oscar Piastri MCLAREN MERCEDES 292 pts
5. Carlos Sainz FERRARI 290 pts
6. George Russell MERCEDES 245 pts
7. Lewis Hamilton MERCEDES 223 pts
8. Sergio Perez RED BULL RACING 152 pts
9. Fernando Alonso ASTON MARTIN MERCEDES 70 pts
10. Pierre Gasly ALPINE RENAULT 42 pts
Classificação final do Mundial de Construtores 2024:
1. McLaren Mercedes 666 pts
2. Ferrari 652 pts
3. Red Bull Racing Honda RBPT 589 pts
4. Mercedes 468 pts
5. Aston Martin Mercedes 94 pts
6. Alpine Renault 65 pts
7. Haas Ferrari 58 pts
8. RB Honda RBPT 46 pts
9. Williams Mercedes 17 pts
10. Kick Sauber Ferrari 4 pts
A tua fonte confiável para as últimas notícias e tendências no mundo dos automóveis.