REFERENCE NEWS
Decorreu ontem o GP Solidário de Barcelona em MotoGP que encerrou a temporada da categoria rainha das duas rodas. Jorge Martin foi coroado campeão enquanto Bagnaia venceu a corrida.
Jorge Martin conquistou o seu primeiro título de MotoGP com um terceiro lugar no Grande Prémio de Barcelona, enquanto Francesco Bagnaia teve que admitir a derrota no campeonato apesar de ter conquistado a sua 11ª vitória na temporada de 2024. Martin chegou à corrida final com uma vantagem de 19 pontos no campeonato sobre o rival Bagnaia, e só precisava terminar entre os nove primeiros para levantar o troféu de campeão. Embora Bagnaia tenha largado da pole position e controlado a corrida, Martin conseguiu estabelecer-se na terceira posição e ainda levar o título por 10 pontos, tornando-se no primeiro piloto, na era da MotoGP, a ser coroado campeão numa moto de uma equipa satélite, com o mentor de Bagnaia, Valentino Rossi, a ser o último piloto a alcançar esse feito durante a temporada final de 500cc em 2001.
Bagnaia fez uma largada perfeita, liderando na Curva 1, com Martin saltando da quarta posição para a segunda posição, atrás de seu rival pelo título. Márquez assumiu a terceira posição e imediatamente começou a pressionar Martin, que começou a ficar atrás do líder Bagnaia. No início da 2ª volta, Márquez fez uma ultrapassagem limpa a Martin na Curva 1, com este último parecendo satisfeito em cair para a terceira posição, sabendo que seria mais do que suficiente para garantir o título. Bagnaia continuou controlando o ritmo até à volta 15 de 24, quando fez uma volta impressionante e ficou meio segundo à frente de Márquez. O hexacampeão conseguiu diminuir a diferença novamente quando a corrida se aproximava do fim, mas Bagnaia fez o suficiente para manter a vitória. Martin não se preocupou em perseguir a dupla líder em busca da vitória, ficando mais de dois segundos atrás deles para ficar em terceiro e conquistar o seu campeonato mundial em qualquer classe desde 2018 com um pódio.
Esta corrida ficou ainda marcada pelo regresso de Miguel Oliveira às pistas, após um período em que esteve afastado devido a estar a recuperar de uma operação ao pulso, em sequência de uma queda sofrida durante os treinos livres para o GP da Indonésia. Oliveira terminou na 12ª posição na corrida catalã que encerrou a temporada.
Classificação do GP Solidário de Barcelona (TOP 5):
1. F. Bagnaia 40:24.740
2. M. Marquez +1.474
3. J. Martin +3.810
4. A. Marquez +5.322
5. A. Espargaró +5.753
(…)
12. Miguel Oliveira +13.464
Classificação do campeonato do mundo de pilotos (TOP 5):
1. J. Martin 508 pts
2. F, Bagnaia 498 pts
3. M. Marquez 392 pts
4. E. Bastianini 386 pts
A tua fonte confiável para as últimas notícias e tendências no mundo dos automóveis.