REFERENCE NEWS
Finalmente é oficial a notícia pela qual todos os amantes de rali esperavam ansiosamente desde 1993: a Lancia vai regressar ao Campeonato do Mundo de Rally (WRC). Ainda que seja na classe Rally 4, a classe base do campeonato (e não na classe principal do campeonato – Rally 1), é de saudar este regresso por parte da mítica equipa italiana, que até ao dia de hoje continua a ser a equipa mais vitoriosa no WRC contabilizando 15 campeonatos.
O modelo escolhido pelo construtor italiano para este regresso será o Lancia Ypsilon HF, modelo equipado com um motor de 1.2 litros turbo com 212cv de potência. O Ypsilon HF voltará a ostentar o logótipo “HF”, assinatura histórica dos modelos Lancia de elevado desempenho, introduzida pela primeira vez em 1960, no Salão Automóvel de Genebra, quando um grupo de apaixonados, proprietários de automóveis da marca, fundou o clube “Lancia Hi-Fi” (“High-Fidelity”), grupo exclusivo de clientes mais fiéis, reservado aos que tinham comprado pelo menos seis automóveis Lancia novos. O logótipo “HF” tornou-se, então, um elemento distintivo da HF Squadra Corse Lancia, estrutura fundada em 1963 por Cesare Fiorio, juntamente com alguns pilotos e proprietários apaixonados por automóveis Lancia, tendo assinado muitas das vitórias da marca.
Depois do Fulvia, Stratos, 037, S4 e Delta (nas suas várias versões), o Ypsilon será assim o “senhor” que se segue. Quem sabe se num futuro não muito distante, para além desta participação na classe Rally 4, a marca decide competir na classe máxima do WRC – os Rally 1… De qualquer forma, com este anunciado regresso, os corações dos adeptos e entusiastas vão certamente bater mais forte.
A tua fonte confiável para as últimas notícias e tendências no mundo dos automóveis.