REFERENCE NEWS
A Ferrari fez ontem a festa em Monza, após a vitória do seu piloto Charles Leclerc no GP de Itália, frente aos milhares de tifosi que como é hábito, deslocaram-se em massa ao circuito. Leclerc partiu da quarta posição e realizou uma boa largada, ocupando a terceira posição após a primeira chicane, subindo para segundo ainda antes do término da primeira volta, mas foi a estratégia de apenas 1 paragem nas boxes que terá contribuído definitivamente para o seu triunfo na corrida.
Lando Norris, que tinha feito a pole position, largou relativamente bem, mas na Variante della Roggia (curvas 4 e 5) deixou-se surpreender por uma arrojada manobra de Oscar Piastri, seu companheiro de equipa na McLaren, perdendo a primeira posição. Também Leclerc aproveitou o momento para ascender à segunda posição. Desta forma Norris perdeu duas posições quase instantaneamente, e até ao final da corrida nunca voltou a ter ritmo para voltar a lutar pela vitória ou pelo segundo lugar.
Após ter feito uma boa largada, Oscar Piastri acabou por liderar a corrida para além da metade, e só perdeu o primeiro lugar quando fez a segunda paragem nas boxes para mudar de pneus. Após essa paragem regressou à corrida na 3ª posição mas com pneus novos conseguiu superar Carlos Sainz facilmente, ficando na segunda posição até ao final. Sainz perdeu ainda mais uma posição para Norris, tendo terminado na quarta posição final.
Uma palavra ainda para George Russell, que largando da terceira posição, acabou por cometar um erro na primeira chicane, seguindo pela escapatória e danificando a asa dianteira do seu Mercedes, tendo perdido várias posições com a manobra e ainda mais posições quando algumas voltas depois parou na box para trocar a asa danificada e colocar pneus novos. Com o decorrer da corrida, ainda conseguiu recuperar até à sétima posição, onde acabou por terminar.
A corrida não teve grande história para Lewis Hamilton e Max Verstappen, que largaram da sexta e sétima posições respectivamente, tendo terminado na quinta e sexta posições respectivamente, sendo possível afirmar que o ganho de uma posição para ambos, deveu-se ao erro de Russell no início da corrida. Nenhum dos dois pilotos esteve em posição de lutar por outras lugares, ou mesmo entre si. O único destaque da corrida de Verstappen acabou por ser o facto de ter perdido 8 pontos para Norris no campeonato.
A tua fonte confiável para as últimas notícias e tendências no mundo dos automóveis.