Lewis Hamilton vence o GP da Grã-Bretanha e quebra o jejum de 945 dias sem vitórias
Lewis Hamilton vence o GP da Grã-Bretanha e quebra o jejum de 945 dias sem vitórias

Lewis Hamilton vence o GP da Grã-Bretanha e quebra o jejum de 945 dias sem vitórias

REFERENCE NEWS

Após 945 dias desde a sua última vitória, que aconteceu no GP da Arábia Saudita em 2021, Lewis Hamilton regressou ao lugar mais alto do pódio ao vencer ontem a “sua” corrida, o GP da Grã-Bretanha, no circuito de Silverstone. O piloto inglês partiu da segunda posição, partilhando a primeira linha da grelha de partida com o seu colega de equipa, o também inglês George Russell que largou da primeira posição. Mas os pilotos da casa não ocuparam apenas a primeira linha da grelha, uma vez que da terceira posição largou outro piloto britânico, Lando Norris. No que respeita a posições nos treinos qualificativos, ficou assim estabelecido o primeiro 1-2-3 da história com pilotos da mesma nacionalidade, e logo no Grande Prémio do seu país.

Russell largou melhor que Hamilton o que lhe permitiu manter a primeira posição, tendo sido o líder da corrida numa primeira fase. Verstappen, que largou da quarta posição, “roubou” o terceiro lugar de Norris logo após as primeiras curvas, contudo o seu Red Bull mostrava falta de ritmo face aos seus mais diretos adversários o que levou o piloto neerlandês a perder posições para os pilotos da McLaren nas voltas seguintes, chegando a rodar na 5ª posição.

À 18ª volta, Hamilton ultrapassou Russell, assumindo a liderança da corrida. A chuva, que desde o inicio da corrida ameaçava aparecer, começou a cair de forma muito ligeira por altura da 7ª volta. Ainda que os pilotos tenham optado na sua maioria por continuar a rodar com os pneus slick, houve alterações no ritmo de corrida de alguns, e aqui destacaram-se os pilotos da McLaren, Oscar Piastri e Lando Norris, tendo este último aproveitado uma ligeira perda de tempo dos pilotos da Mercedes devido uma incursão por fora da pista, para se aproximar e ultrapassar Russell. Mas mantendo um bom ritmo quando a pista começava a ficar com cada vez menos aderência, Norris acabou mesmo por passar também Hamilton, assumindo a liderança. Piastri, tal como o seu colega de equipa havia feito, ultrapassou ambos os pilotos da Mercedes, passando assim a rodar na segunda posição. Como a chuva se intensificou a determinada altura, os pilotos viram-se obrigados a fazer uma paragem nas boxes para colocar pneus intermédios. E é aqui que a McLaren acabou por comprometer a corrida de Piastri ao deixá-lo em pista mais uma volta que Norris, ou seja, ao invés de fazer uma dupla paragem (com ambos os carros) tal como fez a Mercedes, a McLaren optou por parar um piloto de cada vez para colocar pneus intermédios, isto numa altura em que a pista se encontrava já bastante molhada. Quando Piastri parou na volta 29, acabou por regressar à pista na sexta posição. Mas os dramas não se ficariam por ali. À 34ª volta Russell é chamado pela equipa Mercedes à sua box afim de retirar o carro da corrida devido a um problema com a pressão da bomba de água do monolugar.

Na volta 39, numa altura em que a pista estava a secar rapidamente, Hamilton e Verstappen fizeram nova paragem para troca de pneus, colocando macios e duros respectivamente. Na volta seguinte Norris parou para colocar pneus macios. A paragem não tendo sido demasiado lenta, acabou por demorar mais que o esperado para as aspirações do piloto e da equipa, tendo Norris regressado à pista na segunda posição atrás de Hamilton.

Tirando partido de uma excelente estratégia de corrida por parte da Red Bull, Verstappen que rodava na terceira posição com pneus duros, era o carro mais rápido em pista ganhando tempo volta após volta a Hamilton e a Norris. À 48ª volta o neerlandês passou Norris que se debatia com os seus pneus macios cada vez mais degradados. Mas a corrida tinha 52 voltas e o ganho de Verstappen por volta face a Hamilton não era suficiente para sequer se colar à traseira do inglês, ainda que Hamilton também começasse a sentir dificuldades com os seus pneus macios. Contudo terá feito uma melhor gestão dos mesmos comparativamente a Norris, o que lhe permitiu não perder tanto tempo por volta em relação a Verstappen. Desta forma cruzou a linha de meta na primeira posição, com 1.465s de vantagem sobre o piloto da Red Bull. Com esta vitória o piloto inglês tornou-se no primeiro piloto a vencer por 9 vezes no mesmo circuito.

Resultados da corrida (TOP 5):

1. Lewis Hamilton MERCEDES 1:22:27.059

2. Max Verstappen RED BULL RACING HONDA RBPT +1.465s

3. Lando Norris MCLAREN MERCEDES +7.547s

4. Oscar Piastri MCLAREN MERCEDES +12.429s

5. Carlos Sainz FERRARI +47.318s

Classificação do Mundial de Pilotos após GP da Grã-Bretanha:

1. Max Verstappen RED BULL RACING HONDA RBPT 255pts

2. Lando Norris MCLAREN MERCEDES 171 pts

3. Charles Leclerc FERRARI 150pts

4. Carlos Sainz FERRARI 146pts

5. Oscar Piastri MCLAREN MERCEDES 124 pts

6. Sergio Perez RED BULL RACING HONDA RBPT 118pts

7. George Russell MERCEDES 111pts

8. Lewis Hamilton MERCEDES 110pts

9. Fernando Alonso ASTON MARTIN ARAMCO MERCEDES 45pts

10. Lance Stroll ASTON MARTIN ARAMCO MERCEDES 23pts

Classificação do Mundial de Construtores após GP da Grã-Bretenha:

1. RED BULL RACING HONDA RBPT 373pts

2. FERRARI 302pts

3. MCLAREN MERCEDES 295pts

4. MERCEDES 221pts

5. ASTON MARTIN ARAMCO MERCEDES 68pts

A Fórmula 1 estará de regresso entre os dias 19 e 21 de Julho com a realização do GP da Hungria.

Adicione um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recent Posts

Sobre nós

Reference Car
Autor

A tua fonte confiável para as últimas notícias e tendências no mundo dos automóveis.

A Reference Car é o stand automóvel de excelência na Lousã. Estamos localizados no coração de Portugal, onde disponibilizamos sempre os melhores preços e um serviço de excelência. Qualidade, Justiça e Proximidade são o nosso ADN!
Reference Car - Copyright © 2024. All rights reserved.