Mundial de Fórmula 1 a cumprir as férias de verão até 23 de Agosto
Mundial de Fórmula 1 a cumprir as férias de verão até 23 de Agosto

Mundial de Fórmula 1 a cumprir as férias de verão até 23 de Agosto

REFERENCE NEWS

O campeonato de Fórmula 1 entrou nas “férias” de verão. A paragem de pouco mais de 3 semanas ocorre todos os anos durante o mês de Agosto, estando o regresso da competição marcado para 23 de Agosto, que será quando tem início os treinos livres para o GP dos Países Baixos no circuito de Zandvoort. Mas afinal em que consiste a paragem de verão da Fórmula 1, porque existe e o que fazem as equipas durante este período?

A Fórmula 1 entrou nas férias anuais de verão no dia seguinte ao GP da Bélgica de 2024, marcando assim o fim da primeira metade da temporada, na qual se disputaram 14 corridas ao longo de 21 semanas. No período das férias não haverá nenhuma ação oficial nas pistas de F1 durante quase um mês, dando às equipas mais de três semanas de folga da rotina do calendário e das viagens pelo mundo. Mas isso não significa que as equipas fiquem paradas durante este interregno, pois é somente durante o período de “paralisação” completo contido nas férias de verão que isso acontece.

O que são as férias de verão da F1?

As férias de verão da F1 são uma pausa obrigatória para todas as equipas num período de 14 dias. É tão vital para cada temporada que o desligamento de verão da F1 faz parte dos regulamentos desportivos sob o artigo 24.1, com penalidades para as equipas que não aderirem às regras. Neste período, as equipas não podem trabalhar no design do carro, no desenvolvimento ou na produção de peças, incluindo planeamento, nem realizar reuniões. Testes em túnel de vento ou construção de peças, são ações que também não podem ser executados em nenhum momento durante o período de 14 dias, mas trabalhos essenciais como serviços e manutenção são permitidos apenas para garantir que as equipes continuem a funcionar. As equipes de F1 podem reparar carros “seriamente danificados”, mas precisam obter permissão da FIA para operar, enquanto quaisquer tarefas que não sejam relacionadas com a equipa são permitidas. As equipes de F1 podem ativar o período de paralisação de 14 dias a qualquer momento durante as férias de verão, optando a maioria das equipes por duas semanas intermédias para ter tempo de desfazer as malas da corrida anterior e se prepararem para a próxima etapa após a paralisação.

Mas como as equipas de F1 não precisam cumprir a paralisação de 14 dias ao mesmo tempo, algumas equipas podem começar ou terminar o período mais cedo que outras. As férias de verão foram também usadas durante a temporada de 2020 afetada pela COVID-19, quando foram adiadas para Março e Abril para permitir que a temporada começasse e ocorresse simultaneamente a partir de Julho.

Embora os regulamentos desportivos se apliquem a todas as equipas, geralmente também se aplicam à FIA, aos organizadores da corrida, aos fornecedores, à mídia e a outras partes interessadas envolvidas na modalidade que garantem que a F1 possa correr.

Por que a F1 tem férias de verão?

As férias de verão da F1 foram implementadas para garantir que o pessoal das equipas tivesse um tempo de folga adequado, existindo regras em vigor que impedem os construtores de explorar isso e obter vantagem competitiva.

Além disso, agora que o calendário da F1 aumentou para mais de 20 grandes prémios por temporada, a importância das férias de verão é ainda maior. É também uma forma de manter os custos controlados, tendo sido introduzidas muito antes do tecto orçamentário – que é atualmente de US$ 135 milhões por ano – significando que cada equipe de F1 tem que interromper o trabalho de desenvolvimento e pesquisa.

Este período de paragem é ideal para que o pessoal das equipas passe um tempo longe do trabalho, relaxe e se recupere junto da família e amigos, antes que a ação recomece na frenética sequência de corridas até o final da temporada.

Considerando que as equipas de F1 trabalham duro assim que as férias de Natal terminam, este é o primeiro período do ano que é um período genuíno de paralisação do trabalho para muitos departamentos de cada construtor.

O que acontece durante as férias de verão da F1?

O que acontece durante as férias de verão varia dependendo de cada departamento de uma equipa de F1, mas para a grande maioria todo o trabalho pára durante os 14 dias de paralisação. Apenas alguns departamentos estão autorizados a continuar o seu trabalho, sendo aqueles que não têm impacto direto no desempenho do carro: principalmente marketing, finanças e jurídico. Fora do período obrigatório de paralisação de 14 dias, todas as áreas de uma equipa de F1 podem operar normalmente e dentro das regras e permissões usuais da temporada normal.

Os pilotos de F1 também têm folga e geralmente só fazem um “debriefing” com a equipe no dia seguinte à última corrida antes das férias de verão e cumprem quaisquer compromissos de mídia ou marketing. Após esses compromissos, os pilotos ficam livres para tirar férias e geralmente retornam à fábrica da equipe durante a semana antes da próxima corrida para trabalhar no simulador.

Quando a F1 retorna?

Tal como já referimos, a temporada de F1 de 2024 recomeça após as férias de verão com o GP dos Países Baixos em Zandvoort de 23 a 25 de Agosto, dando início às 10 corridas finais realizadas ao longo de 15 semanas. A temporada termina com o GP de Abu Dhabi de 6 a 8 de dezembro.

CALENDÁRIO DE CORRIDAS DE F1 DE 2024 APÓS AS FÉRIAS DE VERÃO:

GP da Holanda – 23 a 25 de Agosto

GP da Itália – 30 de Agosto a 1 de Setembro

GP do Azerbaijão – 13 a 15 de Setembro

GP de Cingapura – 20 a 22 de Setembro

GP dos Estados Unidos – 18 a 20 de Outubro

GP da Cidade do México – 25 a 27 de Outubro

GP de São Paulo – 1 a 3 de Novembro

GP de Las Vegas – 21 a 23 de Novembro

GP do Catar – 29 de Novembro a 1 de Dezembro

GP de Abu Dhabi – 6 a 8 de Dezembro

Adicione um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recent Posts

Sobre nós

Reference Car
Autor

A tua fonte confiável para as últimas notícias e tendências no mundo dos automóveis.

A Reference Car é o stand automóvel de excelência na Lousã. Estamos localizados no coração de Portugal, onde disponibilizamos sempre os melhores preços e um serviço de excelência. Qualidade, Justiça e Proximidade são o nosso ADN!
Reference Car - Copyright © 2024. All rights reserved.