REFERENCE NEWS
O presidente da Federação Internacional do Automóvel (FIA), Mohammed Ben Sulayem, quer que pilotos e quipas sejam severamente punidos sempre que façam críticas aos comissários e decisões por eles tomadas, tendo sublinhado a necessidade de uma aplicação mais rigorosa do Código Desportivo Internacional “contra os comentários negativos a elementos da entidade federativa”. Ben Sulayem pede aos comissários desportivos que utilizem os poderes recentemente concedidos para penalizar os concorrentes que se envolvam em tais comportamentos, que poderão levar a ameaças nas redes sociais.
A declaração do presidente da FIA foi publicada no Instagram, realçando a influência que os comentários negativos vindos dos protagonistas do automobilismo podem ter nas redes sociais, levando frequentemente a um aumento dos abusos dirigidos a funcionários. A mais recente alteração ao Código Desportivo Internacional tenta reduzir o impacto do comportamento ‘online’ nocivo para os envolvidos no desporto.
Transcrevemos aqui integralmente o comentário de Mohammed Ben Sulayem:
“No âmbito da nossa luta contínua contra os abusos ‘online’, estudos recentes mostraram que existe uma ligação direta entre os comentários negativos dos pilotos e dos membros das equipas e o aumento do ódio dirigido aos dirigentes nas redes sociais.
No último Conselho Mundial do Desporto Automóvel, os membros aprovaram uma alteração à definição de conduta imprópria no âmbito do ISC [Código Desportivo Internacional], na sequência de incidentes em que membros de alto nível do nosso desporto fizeram declarações contra dirigentes que incitavam ao abuso.
Esta alteração garantirá um maior apoio aos Comissários e Voluntários da FIA que dedicam o seu tempo a melhorar o nosso desporto, mantendo-o seguro e justo.
Os nossos Comissários Desportivos devem estar preparados para mostrar força no combate a esta forma de abuso e têm todo o meu apoio, bem como o apoio do nosso Código Desportivo Internacional, quando tomam as suas decisões.
Encorajo-os a mostrar que a FIA não permitirá abusos de qualquer tipo no nosso desporto”.
A tua fonte confiável para as últimas notícias e tendências no mundo dos automóveis.