REFERENCE NEWS – W2RC (Mundial de Todo-o-Terreno)
A 47ª edição do Rally Dakar tem início amanhã em Bisha na Arábia Saudita, país onde se desenrolará todo o percurso do rali. O evento promete desafiar pilotos amadores e lendas do rali numa jornada que se espera ser épica. O rali será composto por 12 etapas, entre elas a temida etapa cronometrada de 48 horas e a dura etapa maratona, tudo culminando na chegada em Shubaytah, prevista para o dia 17 de Janeiro.
O percurso terá um total de cerca de 7.700 quilómetros, dos quais 5.100 serão dedicados a especiais cronometradas. Cinco etapas inéditas terão trajetos separados para veículos FIM (motos) e FIA (carros e camiões), cobrindo 45% da distância cronometrada.
Paralelamente, irá decorrer o Dakar Classic que promete também ser um show à parte, com 76 carros e 19 camiões clássicos que revive o charme de épocas passadas numa competição de regularidade. Existirá ainda o Mission 1000 Challenge, que desafiará a tecnologia, colocando cinco veículos ‘futuristas’ à prova no mesmo cenário árduo do rali.
A etapa de 48 horas: o Dakar 2025 eleva ainda mais a intensidade da famosa etapa cronometrada de dois dias, estreada em 2024. Imagine-se como será rodar 958 km (FIM – motas) ou 917 km (FIA – carros e camiões) no deserto, enfrentando terrenos variados, apenas para ser forçado a uma pausa em acampamentos isolados e sem luxo algum…
Esta etapa acontecerá logo no terceiro dia de prova. E sem tempo para respirar, os concorrentes terão pela frente o desafio seguinte que será a etapa maratona.
A segunda semana traz ainda maiores desafios uma vez que a maioria das especiais irá desenrolar-se em trajetos separados para motos e carros. Esse formato reduz os riscos de ultrapassagens perigosas e obriga os navegadores a confiar apenas nas suas habilidades de navegação, já que não poderão seguir os rastos deixados pelas motos.
As últimas etapas, especialmente a penúltima, mergulharão os competidores num mar de dunas. O inesperado será regra, e não exceção. E o grande final, digno de cinema, acontece em Shubaytah: uma largada em massa e uma última corrida pelas areias que prometem imagens épicas e inesquecíveis.
Com desafios técnicos, terrenos extremos e também muitas surpresas, o Dakar 2025 será mais do que uma corrida: será uma odisseia que gravará novas histórias no lendário mundo dos ralis de todo-o-terreno.
Para informações mais detalhadas sobre a prova (concorrentes, etapas e outras informações), consulta o site oficial:
A tua fonte confiável para as últimas notícias e tendências no mundo dos automóveis.