Rally do Japão teve Evans como vencedor e consagrou Neuville e Toyota como campeões
Rally do Japão teve Evans como vencedor e consagrou Neuville e Toyota como campeões

Rally do Japão teve Evans como vencedor e consagrou Neuville e Toyota como campeões

Novembro 26, 2024
0 Comentários

REFERENCE NEWS

Elfyn Evans/Scott Martin terminam finalmente o ano com um triunfo. O piloto galês venceu o Rali do Japão no passado domingo e a sua equipa confirmou o título de Construtores na Power Stage. A Hyundai ficou com o título de Pilotos, o que aconteceria de qualquer forma, a questão era apenas saber com que piloto, mas o despiste de Ott Tanak na PEC17 entregou de imediato o título a Thierry Neuville.

Com o abandono do piloto estónio, as contas complicaram-se muito para a Hyundai, que ficaou basicamente em igualdade de circunstâncias com a Toyota, mas sem Tanak, os pontos que este ‘reservou’ no sábado, acabaram por ir para as mãos de outros pilotos que subiram de posição, e as contas mudaram radicalmente. A Toyota confirmou os números já na última especial do rali.

Sébastien Ogier/Vincent Landais, em Toyota, foram segundos com Adrien Fourmaux/Alexandre Coria, em Ford, a terminarem no terceiro lugar do pódio.

Depois de muitos anos de inúmeros desgostos, Thierry Neuville finalmente desfrutou da glória do seu primeiro título do Campeonato do Mundo de Ralis no Rali do Japão, com a Toyota Gazoo Racing a confirmar a coroa de campeões nos construtores após um último dia emocionante e cheio de drama.

O campeonato de Neuville e do seu copiloto Martijn Wydaghe foi assegurado de forma dramática no início do domingo, quando o seu companheiro de equipa Ott Tänak – o único piloto que o podia desafiar na luta pelo título – perdeu o controlo do seu Hyundai i20 N Rally1 na primeira especial do dia, saindo de estrada de forma irremediável. Com uma vantagem de 25 pontos a caminho do final da temporada, o título de Neuville estava garantido com quatro troços ainda pela frente. O drama tardio encerrou um fim de semana que foi uma verdadeira montanha-russa para o belga, que lutou desde o 15º lugar após uma falha no turbocompressor na sexta-feira para terminar em sexto lugar na geral. A sua vitória histórica no mundial de pilotos, é a primeira não só para ele e Wydaeghe, mas também para o seu país natal, a Bélgica, e para a equipa Hyundai Motorsport, após uma década no WRC.

O acidente de Tänak provocou uma reviravolta cruel nas aspirações da Hyundai ao título de construtores. A marca coreana estava em vantagem à entrada para o último dia, mas tudo voltou a pender para o lado da Toyota após um tenso confronto na Power Stage. Sébastien Ogier, Takamoto Katsuta e Elfyn Evans tiveram desempenhos de garra quando mais importava, ajudando a marca Toyota a conquistar o seu 8º título de construtores no WRC.

Após o abandono de Ott Tänak, a Toyota passou a ficar muito bem posicionada na luta pelo título de construtores, que passando a estar virtualmente em igualdade pontual com a Hyundai, mas tudo estava por decidir devido ao superdomingo e à PowerStage:

Evans liderava na frente de Ogier, seguia-se Fourmaux e Katsuta em quarto. No troço seguinte, PEC 19, o campeonato de construtores estava completamente relançado, Tänak perdia os pontos de sábado, a Hyundai recuperava Mikkelsen. Os dois construtores estavam praticamente em pé de igualdade. Nas classificações do super domingo, a Hyundai estava bem encaminhada para uma dupla classificação e tudo iria resumir à Power Stage.

Na PEC20 o registo mais rápido foi estabelecido por Takamoto Katsuta, três décimos à frente de Adrien Fourmaux. Andreas Mikkelsen foi o terceiro mais rápido, enquanto Thierry Neuville foi apenas sexto, assumindo o título de pilotos.

Destaque ainda para mais um pódio conseguido por Adrien Fourmaux, que fez uma excelente época, sendo claramente o melhor piloto da Ford M-Sport.

O Rally do Japão encerrou o campeonato de 2024 do WRC e foi o último rali em que os carros da categoria Rally 1 utilizaram tecnologia híbrida, uma vez que já na próxima temporada a tecnologia híbrida será abolida.

Classificação do Rally do Japão (TOP 5):

1. Elfyn Evans TOYOTA YARIS RALLY 1 HYBRID 3:23:41.0

2. Sébastien Ogier TOYOTA YARIS RALLY 1 HYBRID +1:27.3

3. Adrien Fourmaux FORD PUMA RALLY 1 HYBRID +1:55.5

4. Takamoto Katsuta TOYOTA YARIS RALLY 1 HYBRID +2:02.6

5. Grégoire Munster FORD PUMA RALLY 1 HYBRID +3:11.5

Classificação do Mundial de Pilotos (TOP 5):

1. Thierry Neuville HYUNDAI 242 pts

2. Elfyn Evans TOYOTA 210 pts

3. Ott Tanak HYUNDAI 200 pts

4. Sébastien Ogier TOYOTA 191 pts

5. Adrien Fourmaux FORD 162 pts

Classificação do Mundial de Construtores:

1. Toyota Gazoo Racing WRT 561 pts

2. Hyundai Shell Mobis WRT 558 pts

3. M-Sport Ford WRT 295 pts

Adicione um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

A Reference Car é o stand automóvel de excelência na Lousã. Estamos localizados no coração de Portugal, onde disponibilizamos sempre os melhores preços e um serviço de excelência. Qualidade, Justiça e Proximidade são o nosso ADN!
Reference Car - Copyright © 2024. All rights reserved.