REFERENCE NEWS
Após anos de rumores e teasers, a Red Bull Advanced Technologies apresentou finalmente o seu novíssimo hipercarro, o RB17. A apresentação decorreu no Goodwood Festival of Speed pelas mãos de Christian Horner e Adrian Newey.
Projetado por Adrian Newey, este carro é a última criação do projetista inglês ao serviço da Red Bull. O hipercarro rivaliza com um carro de Fórmula 1 em termos de desempenho, sendo baseado nos 20 anos de inovação que a Red Bull levou a cabo na Fórmula 1 e dos quais resultaram a Oracle Red Bull Racing que ganhou seis títulos de construtores.
O RB17 apresenta um chassi monocoque de fibra de carbono de dois lugares, com um motor 4.5 V10 de 1.200 cv de potência naturalmente aspirado e eletricamente assistido, capaz de atingir a impressionante rotação de 15.000 rpm. Pesa menos de 900 kg e com mais de 1.200 hp, o RB17 oferece tempos de volta comparáveis aos da F1 e velocidades máximas de mais de 350 km/h.
O RB17 aparece numa edição bastante limitada: serão produzidas apenas 50 unidades do carro, sendo cada RB17 feito sob medida, com os clientes a poder personalizar todas as especificações, desde a cor da pintura externa até aos materiais do interior e uma série de pequenos detalhes. Não há informações sobre o preço do RB17, mas aparentemente o preço pouco importa, considerando que todos os 50 exemplares já foram vendidos. Contudo, é importante salientar que este hipercarro NÃO está homologado para circular na estrada, sendo apenas possível a sua utilização em pista.
Espera-se que a produção comece no próximo ano. Até lá teremos que esperar para ver como o RB17 se irá comparar contra outros hiperdesportivos como o Mercedes-AMG One, Aston Martin Valkyrie ou o novo Bugatti Tourbillon.
A tua fonte confiável para as últimas notícias e tendências no mundo dos automóveis.