REFERENCE NEWS
Las Vegas acolheu a antepenúltima corrida da temporada 2024 da Fórmula 1, na qual Max Verstappen carimbou o seu quarto título consecutivo, numa época que começou bem, mas acabou com lutas muito renhidas. No final, a qualidade de Max Verstappen destacou-se mais uma vez. George Russell foi o vencedor da corrida, com um triunfo inquestionável, numa corrida em que a Mercedes dominou, de tal forma que Lewis Hamilton recuperou do 10.º até ao 2.º posto. A Mercedes conquistou assim a “dobradinha”. No terceiro lugar terminou Carlos Sainz, numa corrida em que a Ferrari esteve forte, mas não forte o suficiente para tentar alcançar a vitória.
Mas voltemos ao triunfo dominante de George Russell. O piloto da Mercedes largou da pole position e não largou o primeiro lugar, controlando as operações desde o início até ao final do Grande Prémio. Foi uma prestação tremenda de Russell e da Mercedes, com o seu companheiro de equipa, Lewis Hamilton, a fazer uma excelente recuperação. Depois de ter falhado completamente na Q3, Hamilton conseguiu subir da décima posição até ao segundo degrau do pódio. A época 2024 tem sido uma verdadeira montanha-russa para a Mercedes, mas Las Vegas deu as condições ideais para que Russell e Hamilton brilhassem, tendo a equipa conseguido uma das melhores prestações do ano na fria Las Vegas.
Para a Ferrari o fim de semana também foi positivo, mas esperava-se inicialmente que a Scuderia se intrometesse na luta pela vitória, contudo Russell acabou por não ser incomodado. Carlos Sainz terminou em terceiro, à frente de Charles Leclerc, o que dexou o piloto monegasco furioso, dado que Sainz ignorou ordens da equipa para que trocasse de posição com Leclerc. Apesar de poder parecer um resultado menos positivo, a Ferrari conseguiu ganhar pontos importantes à McLaren na luta pelo título de construtores, existindo agora uma diferença de apenas 24 pontos entre as duas equipas.
A McLaren teve um fim de semana cinzento, com Norris a ficar em sexto e Piastri em sétimo. O atual McLaren é um monolugar que normalmente é gentil com os pneus, mas no frio de Las Vegas essa caraterística acabou por não ser um trunfo, havendo com mais dificuldade em aquecer os pneus e consequentemente em fazê-los funcionar convenientemente. Os McLaren nunca tiveram ritmo para atacar o pódio e foram demasiado rápidos para serem pressionados pela restante concorrência, o que os deixou numa espécie de “terra de ninguém”. Não tiveram uma corrida brilhante e o resultado da Ferrari deixa a equipa de Woking pressionada para as duas últimas corridas do ano.
Também Sergio Pérez teve uma corrida menos boa, apesar de ter recuperado algumas posições, depois de ter largado da 15ª posição. Terminou no décimo lugar, conseguindo um ponto para a equipa. Envolveu-se em lutas intensas, mas conseguiu subir na classificação e terminar no top 10.
Mas voltemos ao campeão. Max Verstappen conseguiu o quarto título consecutivo, numa época que acabou por parecer mais renhida que a anterior. Verstappen é campeão quando faltam duas corridas para o final. Apesar de na segunda metade da temporada a concorrência se ter aproximado, Verstappen nunca deixou que Lando Norris materializasse essa vantagem competitiva, mesmo dispondo de um carro superior ao RB20 nesta segunda metade da época. Os McLaren foram sempre rápidos, mas Verstappen foi sempre regular. É certo que a primeira metade da época foi essencial para este resultado, mas é preciso dar mérito ao piloto neerlandês, pois a Red Bull deixou de ter o carro mais rápido da grelha, mas ainda assim, Verstappen foi capaz de o colocar nos lugares mais altos da tabela, mesmo em fins de semana em que a concorrência foi mais forte. Sem dúvida que este título foi conquistado graças a uma excelente capacidade de gestão. Também é um facto que Verstappen cometeu alguns excessos com Lando Norris, excessos esses que fazem parte da personalidade do piloto. Também Schumacher e Senna (para nomear apenas dois) tinham essa irreverência como característica, e talvez também seja por isso que a história da Fórmula 1 é como a conhecemos.
Classificação do GP de Las Vegas (TOP 10):
1. George Russell MERCEDES 1:22:05.969 25 pts
2. Lewis Hamilton MERCEDES +7.313s 18pts
3. Carlos Sainz FERRARI +11.906s 15 pts
4. Charles Leclerc FERRARI +14.283s 12 pts
5. Max Verstappen RED BULL RACING +16.582s 10 pts
6. Lando Norris MCLAREN MERCEDES +43.385s 9 pts
7. Oscar Piastri MCLAREN MERCEDES +51.365s 6 pts
8. Nico Hulkenberg HAAS FERRARI +59.808s 4 pts
9. Yuki Tsunoda RB HONDA RBPT +62.808s 2 pts
10. Sergio Perez RED BULL RACING +63.114s 1 pt
Classificação do Mundial de Pilotos (TOP 10):
1. Max Verstappen RED BULL RACING 403 pts (campeão 2024)
2. Lando Norris MCLAREN MERCEDES 340 pts
3. Charles Leclerc FERRARI 319 pts
4. Oscar Piastri MCLAREN MERCEDES 268 pts
5. Carlos Sainz FERRARI 259 pts
6. George Russell MERCEDES 217 pts
7. Lewis Hamilton MERCEDES 208 pts
8. Sergio Perez RED BULL RACING 152 pts
9. Fernando Alonso ASTON MARTIN MERCEDES 62 pts
10. Nico Hulkenberg HAAS FERRARI 35 pts
Classificação Mundial de Construtores (TOP 5):
1. McLaren Mercedes 608 pts
2. Ferrari 584 pts
3. Red Bull Racing Honda RBPT 555 pts
4. Mercedes 425 pts
5. Aston Martin Mercedes 86 pts
A tua fonte confiável para as últimas notícias e tendências no mundo dos automóveis.