Safety Car da Fórmula 1 sofre acidente em Monza
Safety Car da Fórmula 1 sofre acidente em Monza

Safety Car da Fórmula 1 sofre acidente em Monza

Agosto 29, 2024
0 Comentários

REFERENCE NEWS

Um raro acidente, ocorrido hoje durante um teste em Monza, deixou o safety car da F1 nas barreiras de pneus. O teste de alta velocidade, levado a cabo pelo safety car, acontece regularmente como parte da preparação habitual antes de um fim de semana de Fórmula 1, mas desta vez o teste teve um surpreendente e precoce fim, ao terminar com uma forte batida nas barreiras. Durante o teste o piloto do safety car, Bernd Maylander, realiza diversas verificações de sistemas e voltas rápidas para garantir que tudo está preparado para a corrida do fim de semana.

Hoje durante uma das suas voltas rápidas, Maylander perdeu o controle do safety car – que neste fim de semana é um Aston Martin Vantage – na curva Parabólica do mítico circuito italiano. O Vantage F1 Edition atravessou a área de escape em asfalto e depois saltou sobre a escapatória de gravilha antes de se imobilizar nas barreiras de pneus que delimitam a pista. Embora o incidente tenha sido espetacular — com o carro parando nas barreiras de lado — Maylander e o seu passageiro saíram ilesos, conseguindo sair do carro sem necessitarem de ajuda. Embora não tenha haja uma explicação para a causa do acidente, a forma estranha como o carro serpenteou durante a travagem para a Parabólica – antes de rodopiar – sugere que o acidente pode ter sido causado por um problema mecânico e não por erro do piloto.

A FIA emitiu um comunicado onde reconhece o incidente, mas insistiu que a ocorrência não terá nenhum impacto no restante programa do fim de semana. “Houve um incidente na pista com o Safety Car da FIA hoje em Monza”, pode ler-se. “A Aston Martin está a investigar a causa, mas podemos confirmar que tanto o piloto quanto o passageiro estão bem. Existe um Safety Car suplementar no circuito e o evento do fim de semana não será afetado.” A Aston Martin lançou este ano uma versão atualizada do seu Vantage, numa tentativa de aliviar as preocupações expressas por alguns clientes de que ele não era rápido o suficiente. Para além de ter uma carroceria redesenhada e uma nova grelha, a potência foi aumentada em 150cv, tendo agora 656 cv, graças à utilização de turbocompressores maiores, maior refrigeração e novos eixos de comando do seu V8 biturbo de 4,0 litros fornecido pela AMG.

Os incidentes envolvendo o safety car e/ou o carro médico são raros, mas não são desconhecidos na F1. Um dos acidentes mais famosos aconteceu no Grande Prêmio de Mônaco de 2000, quando o piloto Alex Ribeiro bateu com o carro médico (um Mercedes) durante um teste na manhã de sábado, atingindo as barreiras na curva Tabac. Ribeiro também se envolveu num outro incidente, ocorrido durante o Grande Prêmio do Brasil de 2002, quando parou o carro médico junto ao monolugar de Enrique Bernoldi que havia parado numa escapatória, e quase foi atingido por Nick Heidfeld da Sauber, que ao despistar-se foi embater na porta aberta do carro médico, pouco antes de Ribeiro sair.

Adicione um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

A Reference Car é o stand automóvel de excelência na Lousã. Estamos localizados no coração de Portugal, onde disponibilizamos sempre os melhores preços e um serviço de excelência. Qualidade, Justiça e Proximidade são o nosso ADN!
Reference Car - Copyright © 2024. All rights reserved.