REFERENCE NEWS
O Rally da Finlândia disputado neste fim de semana foi uma prova recheada de momentos dramáticos e teve como vencedor Sébastien Ogier. O piloto francês da Toyota acabou por herdar a liderança da prova após os abandonos de Rovanpera e Evans (ambos também em Toyota) em sequência de saídas de estrada, que danificaram bastante os seus carros. Thierry Neuville (Hyundai) foi o segundo classificado no rali, terminando a 40s de Ogier, seguido por Adrien Fourmaux (Ford) que terminou a 1m14s do vencedor. Com esta vitória Ogier assume a segunda posição no campeonato de pilotos, mesmo sem estar a participar a tempo inteiro na temporada 2024, o que demonstra bem o forte andamento do piloto francês nas provas em que participou.
A prova ficou marcada como sempre pelas altas velocidades com que se disputam as classificativas finlandesas, por inúmeros saltos e claro, como seria de esperar, por algumas saídas de estrada, mais ou menos aparatosas.
Tal como já havíamos noticiado anteriormente, Jari-Matti Latvala participou no “seu” rali ao volante de um Toyota GR Yaris (Rally 2) tendo terminado na sexta posição da classificação geral, sendo segundo nos Rally 2 atrás de Olivier Solberg que venceu a categoria.
Campeonato de pilotos (TOP 5):
1. Thierry Neuville HYUNDAI 168pts
2. Sébastien Ogier TOYOTA 141pts
3. Ott Tanak HYUNDAI 137pts
4. Elfyn Evans TOYOTA 132pts
5. Adrien Fourmaux FORD 119pts
Campeonato de contrutores:
1. HYUNDAI 395pts
2. TOYOTA 375pts
3. FORD 207pts
A próxima prova do WRC é o Rally da Acrópoles (Grécia) que vai para a estrada entre os dias 5 e 8 de Setembro.
A tua fonte confiável para as últimas notícias e tendências no mundo dos automóveis.