REFERENCE NEWS
O Mundial de Ralis prepara-se para introduzir uma mudança no atual sistema de pontuação. A FIA já tinha deixado claro que o sistema colocado em prática neste ano seria avaliado, e atendendo às críticas e ao que está a suceder, é quase certo que o sistema de pontuação deve mudar. O facto de quem vence ralis ser pouco valorizado, face a quem aplica a estratégia de maximizar a pontuação, é um dos principais motivos que leva pilotos e fãs a criticar o atual sistema de pontuação.
Ao adoptar o atual sistema de pontuação, o objetivo passou por melhorar o espetáculo no último dia dos ralis do WRC, e isso foi conseguido, pois há disputa pelo “Super Domingo2, assim como já havia pela Power Stage, mas o “Super Domingo” é essencialmente aproveitado por quem não esteve tão bem na 6ª feira e no sábado, independentemente do motivo.
Já existem propostas para 2025, mas as discussões estão ainda em andamento sobre possíveis ajustes no sistema de pontuação: Segundo declarações de Robert Reid ao Dirtfish: “Penso que há algumas propostas para avançar. Não acho que tenhamos errado muito, mas acho que há alguns ajustes que podem ser feitos, acrescentando ainda que hoje em dia ninguém fala de domingos aborrecidos, o que é verdade. Resolveu-se um problema, criou-se outro…”
Independentemente das alterações que vierem a ser implementadas, o sistema não deve voltar ao antigo (pré 2024), mas sim a algo diferente do atual. A aprovação das mudanças deverá dar-se em Outubro, com os regulamentos a serem apresentados em Dezembro, como é habitual.
A tua fonte confiável para as últimas notícias e tendências no mundo dos automóveis.