REFERENCE NEWS
Max Verstappen (Red Bull Racing) venceu ontem o GP do Qatar de Fórmula 1, alcançando a sua nona vitória da temporada. Charles Leclerc (Ferrari) foi o segundo classificado na frente de Oscar Piastri (McLaren). A luta pelos título de Construtores, disputado entre a McLaren e a Ferrari irá resolver-se em Abu Dhabi.
Verstappen, que foi penalizado após a qualificação perdendo assim a pole-position que havia conquistado, esteve muito forte na corrida e venceu de forma inequívoca e merecida.
A corrida foi equilibrada de um modo geral, pelo menos até ao momento em que Lando Norris foi penalizado por ter ignorado uma dupla bandeira amarela em plena reta da meta, tendo sido-lhe aplicada uma penalização de Stop & Go de 10 segundos que o fez cair para último, numa altura em que rodava muito perto de Verstappen. Norris conseguiu recuperar desde último (que correspondia à 15ª posição na altura) até 10º, conseguindo ir buscar o máximo de pontos possível para a sua equipa, que está em luta com a Ferrari pelo Mundial de Construtores. Sem a penalização a luta pela vitória poderia ter sido uma realidade, mas não foi porque o piloto da McLaren cometeu um erro grave (não abrandou perante uma dupla bandeira amarela) e pagou por isso.
A corrida teve três situações de Safety Car, e muitos incidentes, com destaque para um espelho retrovisor que se soltou do Williams de Alex Albon e que permaneceu em plena reta da meta até ao momento em que Valtteri Botas passou por cima do retrovisor, partindo-o em pedaços. Os detritos resultantes causaram furos a Lewis Hamilton e a Carlos Sainz.
Quem mais beneficiou com a penalização imposta a Norris foi a Ferrari com Charles Leclerc a terminar num segundo lutar que estava muito longe das suas aspirações, ainda que os Safety Car lhe tenham permitido chegar ao piloto da McLaren, tendo ainda ultrapassado Piastri.
George Russell (Mercedes) foi quarto classificado e o único piloto da Mercedes a chegar aos pontos, uma vez que Lewis Hamilton teve uma corrida muito má, terminando num desapontante 12º lugar. Hamilton não só teve o azar de furar, como recebeu duas penalizações distintas durante a corrida, uma por ter feito falsa partida e outra por ter excedido o limite de velocidade nas boxes.
Pierre Gasly (Alpine) terminou na 5ª posição, conseguindo segurar Carlos Sainz (Ferrari) atrás de si nas últimas voltas. Com este resultado a Alpine passou a ter mais cinco pontos que a Haas na luta pelo sexto posto no Mundial de Construtores quando antes desta corrida era a Haas que estava nessa posição. Carlos Sainz teve de se contentar com o 6º lugar, depois de ter recuperado bem de um furo, com o seu compatriota Fernando Alonso (Aston Martin) a terminar em 7º e a levar para casa os primeiros pontos em cinco Grandes Prémios.
E finalmente a Kick Sauber pontuou! Depois de 22 Grandes Prémios sem pontuar, Zhou Guanyu (Kick Sauber) terminou em 8º, marcando assim os tão esperados primeiros pontos da Kick Sauber na temporada. Zhou Guanyu foi ainda considerado o Piloto do Dia.
No próximo fim de semana, teremos o GP de Abu Dhabi, última corrida da temporada de 2024 e onde será decidida o título no Mundial de Construtores com a McLaren a somar 640 pontos face aos 619 da Ferrari. a McLaren parte para Abu Dhabi com 21 pontos de diferença, estando assim tudo em aberto.
No que respeita ao Mundial de Pilotos, o título de campeão já está entregue, mas Leclerc reentrou na corrida pelo vice-campeonato, indo para Abu Dhabi a oito pontos de Norris.
Classificação no GP do QATAR (TOP 10):
1. Max Verstappen RED BULL RACING 57 voltas em 1:31:05.323
2. Charles Leclerc FERRARI +6.031s
3. Oscar Piastri MCLAREN MERCEDES +6.819s
4. George Russell MERCEDES +14.104s
5. Pierre Gasly ALPINE RENAULT +16.782s
6. Carlos Sainz FERRARI +17.476s
7. Fernando Alonso ASTON MARTIN MERCEDES +19.867s
8. Zhou Guanyu KICK SAUBER FERRARI +25.360s
9. Kevin Magnussen HAAS FERRARI +32.177s
10. Lando Norris MCLAREN MERCEDES +35.762s
Classificação do Mundial de Pilotos (TOP 5):
1. Max Verstappen RED BULL RACING 429 pts (já é campeão)
2. Lando Norris MCLAREN MERCEDES 349 pts
3. Charles Leclerc FERRARI 341 pts
4. Oscar Piastri MCLAREN MERCEDES 291 pts
5. Carlos Sainz FERRARI 272 pts
Classificação do Mundial de Construtores (TOP 5):
1. McLaren Mercedes 640 pts
2. Ferrari 619 pts
3. Red Bull Racing Honda RBPT 581 pts
4. Mercedes 446 pts
5. Aston Martin Mercedes 92 pts
A tua fonte confiável para as últimas notícias e tendências no mundo dos automóveis.